VOUX | Secullum

5 dicas para fazer um controle de ponto eficiente

O controle de ponto é essencial para as empresas evitarem prejuízos financeiros e problemas com a Justiça do Trabalho. Com as 5 dicas para fazer um controle de ponto eficiente você vai saber melhor como organizada e fazer um controle de ponto mais eficaz e organizado.

Invista em um sistema de ponto.

Para registrar o ponto dos seus colaboradores, vai precisar utilizar um relógio ponto, que poderá ser com tag´s de proximidade ou com registro de ponto biométrico, e um software de ponto para apuração e tratamento destes registros. Hoje em dia você também pode adquirir um software de ponto (secullum web) e disponibilizar estes registro da batida de ponto por smartphone ou tablet. Com um sistema WEB não precisará de uma instalação especifica e no geral seria o melhor custo/benefício para tratamento dos dados, além de ter as informações disponíveis em tempo real e de onde estiver.

Fique atento a legislação

O primeiro passo você já deu, comprou um software e/ou um relógio ponto. Ele atende a legislação? Para não ter problemas futuros antes de comprar sempre verifique se ele está nas normas das respectivas portarias para não ter problemas legais ou ter que trocar o sistema posteriormente por ele não atender a legislação.O sistema Secullum Web atende 100% as portarias do M.T.E ( portaria 1510 do para os relógios pontos e portaria 373 para os sistemas alternativos, com ou sem relógio ponto).

Mantenha seu sistema de ponto atualizado

Com as constantes mudanças de legislação e a própria evolução das empresas e das tecnologias, dificilmente as empresas conseguirão adquirir um sistema de ponto em que pelo menos o software não tenha constantes evoluções tecnológicas. Um exemplo seria o controle de ponto de funcionários externos e os home office. Empresas que possuem funcionários que fazem este tipo de trabalho, ou outros tantos mais formatos criados nos últimos anos, precisa sempre ter um software atualizado com as devidas mudanças de legislação e melhorias de tratamento do ponto, tendo a opção de saber como e que horas eles batem o ponto, horário que estão indo almoçar etc… A melhor forma ainda seria com indicações por geolocalização, facilitando assim o acesso a informações e facilitando a apuração da folha de pagamento.

Tenha metas de controle de ponto

Identifique as causas de atrasos e faltas e verifique qual o impacto na produtividade, ou o volume de horas extras e analise se elas realmente são necessárias, entre outras informações que irão sempre auxiliar na tomada de decisões e na produção e qualidade de serviço da empresa.

Divida a responsabilidade com os colaboradores

A maioria dos problemas no final do mês do RH estão relacionados a funcionários que não registram o ponto devidamente em determinados horários e datas (ex: bateu para entrar, mas esqueceu de bater para saída do almoço). Isso dependendo da quantidade de funcionários da empresa pode gerar um trabalho inesperado no fechamento final dos dados. Com o sistema de ponto WEB, por exemplo, os colaboradores conseguem baixar um aplicativo para fazer uma solicitação de ajuste de ponto, além de possuírem informações em tempo real referente a suas faltas, extras, banco de horas, entre outros, com a devida autorização de seu usuário poderá solicitar ajustes ao responsável pelo o ponto pelo APP. O administrador do sistema poderá assim aceitar ou recusar a solicitação. Essa função, bem como o gerenciamento de grupos específicos por gerentes pelos aplicativos disponíveis, seriam imprescindíveis hoje em dia para uma boa apuração, economizando tempo e dinheiro para a empresa.

Receba Novidades

Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Aviso Importante!

O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.