Para alcançar resultados mais eficazes e otimizar os custos, as empresas estão aderindo cada vez mais às métricas e indicadores. Estes dados e estatísticas são ferramentas auxiliares na avaliação de desempenho de muitos aspectos da empresa, principalmente de seus colaboradores.
Desse modo, apesar dos indicadores serem importantes em todos os setores da empresa, é o RH que acaba utilizando-os de forma mais assertiva. Isso porque cabe aos recursos humanos fazer a avaliação do rendimento dos funcionários e, posteriormente, repassar aos gestores.
Portanto, com estes dados é possível melhorar os processos da empresa e evitar o desperdício de recursos, sejam eles financeiros ou humanos. Sendo assim, vamos abordar aqui em nosso blog porque é importante o RH ficar atento às métricas e indicadores.
Para utilizar as métricas e indicadores no RH, é necessário entender mais sobre o conceito e forma de aplicação.
Desse modo, é possível afirmar que indicadores e métricas são dados complementares e diferentes. Enquanto as métricas mostram valores totais dentro de um período, os indicadores fazem a conjugação dos dados com a projeção inicial da empresa.
Entretanto, ambos os dados são fundamentais na identificação de problemas na empresa. Dentre as principais falhas identificadas, podemos destacar a queda de rendimento dos colaboradores e a assiduidade.
Mas além das falhas, os indicadores também podem indicar em quais setores o negócio precisa de investimentos. Em um departamento onde todos estão cumprindo as exigências, os colaboradores apresentam baixo índice de turnover, mas ainda assim não alcançam as metas, pode indicar falha no modelo implementado.
No entanto, vale ressaltar que as estatísticas são apenas uma parte do processo de avaliação da empresa. Para interpretar os indicadores da melhor forma, é preciso ter metas e objetivos traçados, com base num plano de crescimento a médio e longo prazo.
Entendendo melhor sobre o tema, agora é possível avançar sobre os diferentes tipos de métricas e estatísticas disponíveis para o RH.
Portanto, as métricas individuais são relacionadas ao desempenho do profissional na empresa, podendo mostrar possíveis fragilidades de gestão. O absenteísmo, por exemplo, indica que há um volume excessivo de faltas num determinado período.
Entretanto, há indicadores que evidenciam falhas no planejamento da empresa, como no caso dos turnovers. Quando a equipe sofre com rotações de profissionais, os principais motivos são falha na contratação ou falta de um projeto mais sólido.
Sendo assim, vale a pena conferir cada tipo de métrica e indicador e observar quais têm o poder de melhorar o desempenho da empresa:
Um dos dados iniciais mais importantes sobre o quadro funcional é a frequência de trabalho. Como foi mencionado nos itens anteriores, é preciso racionalizar os recursos para obter os melhores resultados.
Portanto, quando um colaborador falta ao dia de trabalho, provavelmente o setor não terá o mesmo desempenho. Desse modo, uma alternativa para conter esse tipo de problema é avaliar as métricas e indicadores de absenteísmo dos profissionais.
Além de avaliar o número de faltas de cada colaborador, é preciso entender o que motiva a ausência. Em muitos casos a solução pode ser simples, como a remodelação da jornada de trabalho ou alguns dias de afastamento, para que os problemas extra profissionais sejam resolvidos.
No entanto, quando o absenteísmo é identificado como um problema coletivo, é preciso que a empresa tome atitudes no sentido de conter as ausências. Reformular a equipe de trabalho, oferecer bonificações por assiduidade ou resolver os problemas que causam as ausências são alternativas interessantes.
Encontrar profissionais qualificados para integrar o quadro funcional da empresa requer um longo processo seletivo. Dentre as etapas de avaliação, o gestor deve considerar itens como a experiência no mercado, domínio do assunto, formação acadêmica, dentre outros.
Tendo em vista todo esse processo, é interessante que a empresa retenha o profissional pelo maior tempo possível. O turnover, portanto, é o indicador que aponta a rotatividade dos colaboradores, o período em que permanecem no cargo e o tempo médio dos funcionários na empresa, além de outros aspectos.
A partir destas métricas e indicadores é necessário encontrar os motivos para essa rotação da equipe e, consequentemente, executar ações para sanar o problema.
A expansão da empresa dentro do mercado costuma exigir, entre outras coisas, o aumento do quadro funcional. Desse modo, um dos indicadores fundamentais é o Headcount.
Este dado mostra a evolução do número de funcionários que fazem parte da empresa nos últimos anos, indicando se houve crescimento ou redução. Sendo assim, a diminuição pode demonstrar que uma das deficiências da empresa é a falta de mão-de-obra.
No entanto, quando o Headcount indica o aumento de funcionários na empresa, isso significa que há maior demanda de produção. Porém, para confirmar essa avaliação, é necessário verificar se a expansão do negócio compensou a contratação dos novos funcionários.
Com estas métricas e indicadores iniciais, agora o momento é de conjugar os dados com ações práticas. Sendo assim, treinos e cursos de qualificação são alternativas para otimizar o rendimento dos colaboradores.
É bastante comum que funcionários desempenhem tarefas que não tenham formação para tal, apesar de ter prática na execução. Dessa forma, treinamentos permitem que o colaborador aumente seu desempenho e ofereça um retorno técnico no seu cargo.
Além de contribuir para o conhecimento, os programas de desenvolvimento são essenciais na criação de novos líderes de equipe. Isso porque aquele funcionário que domina a sua função e contribui para o crescimento dos colegas adquire notoriedade e respeito junto a equipe.
Estas informações relacionadas às métricas e indicadores trazem diversos benefícios para a empresa. De acordo com a evolução dos resultados internos e o desempenho da empresa no mercado, estes dados podem ser decisivos para ajustar as estratégias.
No entanto, é preciso escolher quais informações são mais importantes. A escolha deve levar em conta os objetivos e os modelos de negócio.
Em uma empresa que realiza prestação de serviços e faz a contratação de profissionais autônomos, a métrica de turnover não é tão importante quanto o headcount, por exemplo. Por isso o entendimento sobre a atuação da empresa é necessária para escolher as métricas mais importantes.
De todo modo, as métricas e indicadores são fundamentais na construção de um projeto sólido, que almeja crescer dentro do segmento empresarial. Portanto, confira alguns dos benefícios de utilizar estas informações:
Coletar todos estes dados certamente não é uma tarefa fácil. Controlar as métricas e indicadores periodicamente exige planejamento estratégico da equipe de RH.
No entanto, existem ferramentas que auxiliam nessa tarefa e oferece os dados de forma prática. Esse é o caso do Secullum Ponto Web. O software de registro de ponto armazena diversas informações sobre os colaboradores, desde o horário de entrada até o lançamento de justificativas e atestados.
Além de obter estes dados, a ferramenta ainda disponibiliza os relatórios em tempo real. Sendo assim, tanto o RH como os gestores e trabalhadores têm acesso aos dados através do site Secullum Ponto Web.
Na plataforma, a empresa tem controle das métricas e indicadores, podendo ainda ajustar as escalas de horários e jornadas de trabalho.
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