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Trabalho Híbrido - Como funciona?

Atualmente, com o surgimento do COVID-19 no Brasil, muitas empresas foram obrigadas a adaptar o seu negócio. Seja alterações no método de produção, venda, quantidade de funcionários, é compreensível que mudanças tivessem que ser feitas. Mas uma das mudanças mais adotadas foi a aplicação do trabalho remoto.

Porém, mesmo com a flexibilização da quarentena e a reabertura, muitas empresas são desafiadas a manter o trabalho fluir e garantir o bem estar dos trabalhadores. É nesse contexto que a ideia de trabalho híbrido se tornou tão popular, permitindo que os colaboradores trabalhem parte em casa e parte no escritório da empresa.

O modelo de trabalho híbrido pode tanto determinar dias em que ninguém estará no escritório, quanto estabelecer um rodízio ou definir dias em que todos devem estar. Em geral, as opiniões são de que o trabalho híbrido oferece um bom equilíbrio e permite acesso ao melhor dos dois mundos. Mas como funciona e é regulamentado isso?

O que diz a lei sobre o modelo híbrido?

Embora esse modelo traga muitas vantagens para ambos gerente e colaborador, a CLT ainda não contempla o modelo de trabalho híbrido. Não há nenhum capítulo ou artigo específico da legislação sobre isso.

Porém, as empresas não estão totalmente sozinhas. Em 2017, com a publicação da Reforma Trabalhista, na Lei n°13.467, no capítulo II-A, a legislação passou a regularizar o trabalho remoto.

Veja:

“Art. 75-C. – A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente do contrato individual de trabalho, que especificará as atividades que serão realizadas pelo empregado.”

§ 1º Poderá ser realizada a alteração entre regime presencial e de teletrabalho desde que haja mútuo acordo entre as partes, registrado em aditivo contratual.

Ou seja, as organizações que desejam adotar um modelo híbrido precisam fazer um aditivo nos contratos de trabalho adicionando a modalidade de home office nos documentos. Com isso, é garantido a proteção da relação trabalhista.

Além disso, esse aditivo comprova que ambos acordaram o novo tipo de jornada e se é a empresa que fornecerá os equipamentos para o trabalho ou se essa será uma responsabilidade do funcionário.

Por isso, é essencial que ambos empregador e funcionário tenham muito cuidado e deixem tudo esclarecido, para que assim não exista a possibilidade de fraude ou problemas trabalhistas.

Como implementar o trabalho híbrido?

Caso precise implementar o modelo de trabalho híbrido, saiba que ainda há tempo. Veja duas boas dicas de como criar um modelo híbrido de forma eficiente:

Tecnologia – É fundamental que a empresa se responsabilize pela adoção de plataformas ou aplicativos que ajudem a comunicação, a documentação e o acompanhamento de processos. Ou seja, quem está no escritório precisa se comunicar facilmente com quem está em casa e vice-versa.

Segurança de dados – É importante que a organização conte com algum plano de proteção de dados. Pode ser desde um antivírus corporativo até a criação de redes privadas e Wi-Fi seguro. Outra solução é a adoção de um sistema em nuvem, permitindo aos trabalhadores acesso a um ambiente virtual da empresa. o que importa é evitar ataques cibernéticos e a perda e vazamento de dados valiosos.

Vantagens do modelo híbrido

Veja uma lista de alguns fatores que mostram como e porque o modelo de trabalho híbrido tem sido tão rentável e benéfico para as empresas:

  • Menos atrasos – Como acontece no home office, o funcionário que estiver em casa não tem que lidar com imprevistos e o estresse no trânsito. Aliás, o trabalhador que estiver em casa tem mais flexibilidade, podendo acordar até um pouco mais tarde.
  • Otimização do trabalho –  No modelo de trabalho híbrido, é necessário adequar a execução de processos em um contexto online e offline. É desafiador, mas quando planejado corretamente, isso torna os processos muito mais otimizado. Isso tende a fazer com que os trabalhadores executem as tarefas melhor.
  • Redução de custos – Por causa de algumas vezes os trabalhadores estarem em casa, no fim das contas, haverá um gasto menor com energia, internet, alimentação, vale-transporte, etc. Além disso, caso prefira, pode migrar a empresa para um espaço de coworking com um aluguel mais barato.
  • Melhor qualidade de vida – É inegável que a qualidade de vida é melhorada, uma vez que o colaborador se estressa menos com o trânsito, tem mais tempo de sono, mais tempo com a família, etc. Isso aumenta a satisfação interna da empresa e diminui as demissões.

Como fica o controle de ponto?

Não há uma lei específica que obriga as empresas a controlar o ponto dos colaboradores que fazem home office, o que abre brechas para diversas interpretações das regras, podendo dar margem para alegações de fraudes no contrato de trabalho.

Por isso, é ideal que a jornada de trabalho híbrido seja registrada com marcação de ponto, tanto presencial quanto remotamente. Além disso, a marcação de ponto garante ao colaborador receber por horas extras tanto nos dias de trabalho presencial quanto nos dias de trabalho remoto.

Nesse caso, o Ponto Secullum Web é uma ótima solução para se investir. Por ser um controle de ponto online, realizar o controle de ponto de colaboradores em modelo de trabalho híbrido ficará bem mais fácil e eficiente.

 

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