VOUX | Secullum

Departamento Pessoal - entenda a estrutura do setor

O Departamento Pessoal (ou DP) é um dos principais setores responsáveis pelo funcionamento de uma empresa. Isso porque esse setor tem como responsabilidade cuidar da parte burocrática que envolve os trabalhadores, desde a contratação até o desligamento. Além disso, o pagamento dos salários, os benefícios trabalhistas e as licenças também são organizadas e realizadas pelo Departamento Pessoal.

Porém, acontece que nem todas as empresas possuem um DP organizado e funcional. Aliás, o funcionamento deste setor ainda causa muitas dúvidas. Por conta disso, se torna importante entender como é a estrutura de um Departamento Pessoal.

A estrutura do DP

Nas empresas menores, normalmente não existe o Departamento Pessoal, pois as atividades são normalmente supridas pelo “Contador” da empresa.

Já nas empresas maiores, podemos quase sempre encontrá-lo, podendo ter uma estrutura meramente simples ou então mais sofisticadas, chegando ao nível de Diretoria.

Por isso, é importante entender a organização feita dentro do Departamento Pessoal. Este é dividido em três subdivisões, cada uma com suas atividades. São elas:

  • Setor de Admissão de Pessoal
  • Setor de Compensação Pessoal
  • Setor de Desligamento Pessoal

Por mais que os nomes sejam autoexplicativos, iremos passar por cada um para diferencia-los corretamente.

Setor de Admissão de Pessoal

Tem por atribuição cuidar dos processos de integração de indivíduos na empresa. Ele tem responsabilidade pela busca do profissional no mercado de trabalho, pela adequação nas funções do cargo e pelo registro do trabalhador de acordo com a legislação do trabalho.

Resumindo, pode-se dizer que o Setor de Admissão se encarrega de recrutar, selecionar, integrar e registrar novos colaboradores.

Setor de Compensação de Pessoal

Tem por atribuição cuidar de todo o processo de frequência e do pagamento de salários e benefícios, além de pagamentos de taxas, impostos e contribuições. Depois do colaborador estar integrado na empresa, é este setor que se responsabiliza pelo controle do fluxo de trabalho, pela elaboração da folha de pagamento, pelo controle de benefícios e pelos cálculos de tributos.

Assim, é seguro dizer que o Setor de Compensação se responsabiliza por cuidar da jornada de trabalho, da Folha de Pagamento, dos benefícios e da tributação dos funcionários.

Setor de Desligamento Pessoal

Tem por atribuição cuidar de todo o processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, além de ser representante da empresa junto aos órgãos oficiais e cuidar de toda a rotina de fiscalização. Para despedir um funcionário, é este setor que se responsabiliza pela demissão e pelo processo de liberação do contrato de trabalho.

Com isso, é possível dizer que o Setor de Desligamento é responsável pela rescisão do contrato de trabalho dos funcionários demitidos e pela fiscalização, além de garantir a eficácia da Justiça do Trabalho.

 

Receba Novidades

Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Aviso Importante!

O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.