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DP e RH: quais são suas diferenças?

É muito comum que exista confusão quando os termos DP e RH são apresentados. Isso porque realmente as atividades executadas por eles são muito parecidas. Além disso, algumas empresas menores tem apenas um deles, terceirizando o outro não existente. Contudo, existem diferenças claras, já que um está ligado à parte burocrática e o outro às relações humanas.

Até mesmo os gestores menos experientes podem ter dúvidas quanto a divisão de atividades. Por isso é ideal que exista uma organização clara, para que nenhuma atividade seja esquecida ou menosprezada. O DP e o RH podem contribuir com o desenvolvimento das empresas, pois são setores que se complementam, já que ambos lidam com os colaboradores.

Podemos dizer que os profissionais do setor de Recursos Humanos precisam ser carismáticos e “bons de fala”, permitindo que possam dialogar com os colaboradores de maneira efetiva. Enquanto isso, o Departamento Pessoal deve estar atento aos números e a tudo o que prevê a legislação trabalhista.

Com isso, veja abaixo as principais diferenças entre os dois.

O que é DP?

O Departamento Pessoal (ou DP) é o responsável por todos os cuidados com a parte burocrática relacionada aos funcionários. Então, quem trabalha neste setor toma conta das contratações, das relações durante o período de vínculo e dos desligamentos.

O objetivo é tornar esses processos mais ágeis e eficientes. Quando todas essas questões são pagas e registradas de maneira correta, a empresa segue as regras trabalhistas e evita punições.

Os profissionais que atuam no DP devem ter muita seriedade, já que as decisões precisam ser tomadas com muita análise e precisão.

O que é RH?

O setor de Recursos Humanos (ou RH) é o responsável por gerenciar técnicas e práticas com o objetivo de administrar o comportamento interno dos funcionários para potencializar o capital humano.

O objetivo é gerir e oferecer um apoio aos profissionais, para que eles estejam alinhados com os objetivos e metas da empresa. O RH tem ainda o objetivo de avaliar possíveis contratações, qualificar os colaboradores e ainda buscar formas de retê-los na empresa.

Resumindo, podemos dizer que essa área tem como objetivo ser uma mediadora entre a instituição e os trabalhadores. Assim, uma das ideias é fazer com que todos tenham os seus interesses declarados, construindo uma relação vantajosa tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Principais diferenças entre os dois

Para não restarem dúvidas, iremos citar alguns dos processos que fazem parte de cada um. Veja abaixo:

Departamento Pessoal – responsável pelo gerenciamento de algumas questões importantes para o funcionamento de uma empresa ligadas à parte burocrática. Dentre essas ações, estão:

  • Administração da folha de pagamento;
  • Benefícios trabalhistas;
  • Atestados;
  • Gestão de férias;
  • Gestão de licenças;
  • Admissão de pessoal;
  • Demissão de pessoal;
  • Marcação de ponto;
  • Passivos trabalhistas;
  • Entrega dos holerites;
  • Representação junto a órgãos fiscais.

Recursos Humanos – responsável por questões que envolvem os colaboradores e a empresa, com o objetivo de fomentar essa relação, tornando o trabalho algo saudável e produtivo. Responsável por ações como:

  • Recrutamento e seleção;
  • Organização de treinamentos;
  • Retenção de talentos;
  • Gerenciamento de performance;
  • Desenvolvimento de planos de carreira e salário;
  • Desenvolvimento de novas lideranças;
  • Desenvolvimento de questões estratégicas;
  • Monitoramento de métricas;
  • Administração da política de benefícios.

 

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