O processo de recrutamento feito por empresas consiste, basicamente, na busca de profissionais que tenham um perfil adequado e as qualificações necessárias para preencher uma vaga em aberto na organização. Normalmente, o recrutamento conta com diversas etapas e características que já são determinadas previamente pela organização, atraindo candidatos que tenham o maior potencial para ocupar a vaga.
Porém, quando feito nos modelos tradicionais, esse processo exige encontros presenciais para entrevistas, o que demanda o deslocamento dos candidatos até a empresa ou local onde serão feitas as etapas de seleção. Mas com a transformação digital no RH, o processo de recrutamento online vêm se tornando uma opção cada vez mais utilizada pelas empresas.
O recrutamento online é aquele que é feito através de meios digitais, desde a divulgação da vaga de trabalho até as dinâmicas e entrevistas. Por meio de sites e páginas especializadas em vagas de emprego, a empresa divulga as oportunidades e faz a análise dos currículos e perfis de candidatos que se interessam pela vaga. Além disso, muitas empresas escolhem utilizar plataformas e softwares especializados em recrutamento online, tornando a seleção mais segura e eficiente.
O recrutamento online apresenta diversas vantagens, principalmente para empresas que passaram ou estão passando por uma fase de adequação tecnológica em suas rotinas. Confira alguns desses benefícios:
Divulgar vagas disponíveis na empresa por meio de páginas e sites especializados permite que mais pessoas tenham acesso à esse tipo de informação, o que possibilita um maior alcance a respeito das oportunidades de trabalho na organização.
Por ser um processo muito ágil e acessível, tanto a empresa quanto o candidato se beneficiam. Isso porque divulgar vagas disponíveis na empresa exige poucos gastos para a companhia e permite que os gestores responsáveis pelo processo tenham mais facilidade e praticidade na análise dos currículos.
Organizações que aplicam o recrutamento online têm a oportunidade de reunir os mais diversos currículos toda vez que uma vaga é anunciada. Assim, mesmo após a triagem, as entrevistas e a contratação do funcionário escolhido, a empresa já terá uma seleção de todos os candidatos que podem ter a qualificação e o perfil necessários para outras vagas dentro da empresa.
Ter um processo fácil e acessível de candidatura às vagas divulgadas pelas empresas é fundamental, pois isso contribui para uma melhor experiência dos candidatos e facilita a integração e a boa impressão em relação aos processos da empresa.
Através das redes é possível identificar projetos profissionais e pessoais desenvolvidos pelos candidatos, suas áreas de interesse e as publicações com as quais se engaja. Com essas informações, a empresa pode sentir maior facilidade na hora da decisão e na análise do perfil de cada candidato.
Por fim, separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de implementar essa prática na sua organização:
Planeje estrategicamente – É essencial que o RH planeje o processo cuidadosamente antes de implementá-lo. É preciso entender as necessidades e condições do processo na empresa para que a operação aconteça de maneira eficaz.
Divulgue as vagas de forma atraente – Defina canais de divulgação de vagas e divulgue-as, descrevendo as responsabilidades do cargo, o nível de escolaridade requerido e os pré-requisitos. Assim, os candidatos identificam mais facilmente as oportunidades ofertadas.
Aplique testes e realize entrevistas – Se necessário, avalie o desempenho dos candidatos com testes para analisar se o mesmo irá atender às exigências da empresa. Além disso, realizar entrevistas à distância também pode ajudar na hora de escolher o contratado.
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