A avaliação do desempenho dos funcionários de uma empresa é uma metodologia prática e fundamental na gestão de pessoas para medir a eficiência dos colaboradores de uma empresa.
Com esse método, é possível verificar o desenvolvimento das atividades dos colaboradores em um determinado período e descobrir quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos, de forma a impulsionar os resultados da empresa e do indivíduo. Além disso, avaliar o desempenho dos funcionários frequentemente é uma estratégia interessante para estabelecer uma relação saudável com os membros da empresa, de modo a aperfeiçoar o diálogo entre os colaboradores e a organização.
Por causa de sua importância, será apresentado a seguir os principais tipos de avaliação para se implementar em uma empresa, além de saber algumas dicas de como executar cada uma em uma organização.
Autoavaliação
Nesse formato de avaliação, cada profissional avalia o próprio desempenho, tomando por base alguns critérios que devem ser combinados com antecedência. Normalmente, a pessoa é convidada a analisar seus comportamentos próprios, como por exemplo analisar como são suas reações ao responder os pedidos dos gestores ou seu desempenho geral no exercício das suas atividades.
Esse é o método mais tradicional das organizações. É quando o colaborador é analisado pelo gestor direto, ou seja, aquele que acompanha suas atividades diárias. Mas esse tipo de avaliação é somente eficiente em casos em que os colaboradores sejam analisados pelas pessoas com quem têm mais contato, ou seja, o profissional que o encarrega com as tarefas necessárias.
Esse método se assemelha com a autoavaliação. O diferencial é que aqui envolve o time inteiro, ou seja, todos os integrantes participam para verificar os resultados apresentados e os pontos que precisam melhorar. Por mais que a avaliação feita individualmente é importante para o desenvolvimento da equipe, é ao se analisar o time que se alcança uma ótima oportunidade de melhorar o desempenho do grupo.
Neste caso, o gestor, com o apoio do RH, é responsável por montar e acompanhar o sistema de avaliação dos colaboradores, além da comunicação dos resultados. A avaliação direta geralmente é praticada pelo líder imediato na hierarquia da empresa, ou seja, é ele quem assume o compromisso de avaliar todos os seus subordinados diretos por meio de indicadores de desempenho estabelecidos previamente.
Nesse modelo, a avaliação é feita em conjunto entre o avaliador e o avaliado. Ou seja, a ferramenta de avaliação é analisada e discutida ao mesmo tempo pelos dois. Trata-se de uma rica troca de opiniões, com objetividade, transparência e clareza. Porém, para a aplicação desse tipo de avaliação de desempenho, a empresa já deve ter uma cultura mais amadurecida e uma boa comunicação entre líderes e funcionários.
Com esse método, a avaliação de desempenho é feita por todos aqueles que mantêm algum tipo de interação com o avaliado. Normalmente, a avaliação conta com a participação do líder, dos colegas e até de clientes e fornecedores. Apesar de ser recente, a avaliação 360 graus já é utilizada em diversas empresas, uma vez que esse método está sujeito a menos influências artificiais. Isso ocorre porque a análise é feita a partir de um ponto de vista mais equilibrado, sem muita influência de opiniões pessoais.
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