Um bom líder normalmente é inspirador, pontual e confiável, transmitindo uma aura positiva para todos com quem trabalha. Além disso, ele sabe dar feedbacks e distribuir de forma eficiente as diversas tarefas entre seus colaboradores. Essas características, de fato, são indispensáveis. Porém, elas não são suficientes para tornar o mentor o mais eficiente possível para uma equipe.
Seja lá qual for o tipo de liderança praticado em uma organização, o bom líder deve desenvolver qualidades que o ajudam a transmitir segurança aos seus aliados e o ajude a organizar e administrar o grupo na qual exerce liderança.
Com isso em mente, neste blog será citado algumas das principais qualidades que todo líder deve desenvolver para se tornar um bom guia para sua equipe e um comandante que consegue pensar no que fazer em qualquer tipo de situação.
Ficar esperando por resultados imediatos é uma das piores coisas que um líder pode cometer. Em outras palavras, um gestor precisa constantemente exercitar a paciência, como por exemplo acreditar nos planejamentos de médio e longo prazo da empresa, além de ter controle sobre si mesmo e tolerância com seus colaboradores.
Manter os funcionários animados diante de desafios e eventuais mudanças transmite mais confiança e segurança à equipe. Tente ser positivo e empático, demonstrando ao seu time sempre um pensamento otimista.
Um bom líder precisa estar disposto a refazer planos, rever conceitos e mudar tudo que for preciso para o bem estar da empresa. O sucesso da gestão de pessoas está totalmente relacionado às constantes mudanças, desde que elas atendam aos interesses da empresa.
Um bom líder precisa dominar os fundamentos da inteligência emocional. Por isso, a pessoa emocionalmente inteligente não perde tempo em pensamentos com coisas que não pode gerenciar. Nesse sentido, o gestor eficiente não gasta energia pensando em coisas como o trânsito engarrafado, as grandes mudanças de temperatura, o tempo chuvoso, etc.
Um gestor virtuoso tem carisma, capacidade de argumentação e imparcialidade para resolver eventuais conflitos internos na organização. É claro que em toda empresa existe riscos de surgir imprevistos irritantes. Porém, é papel da liderança encontrar formas para fortalecer a coexistência pacífica entre pessoas com ideias diferentes.
Ter metas e expectativas é uma grande motivação para todos, além de ser saudável para os planejamentos da empresa. Porém, a boa liderança deve moderar isso de forma inteligente e prática. Sendo assim, jamais trace planos que estejam fora da realidade do que a empresa e a equipe podem entregar.
É bom o líder estar disponível para a equipe. Essa acessibilidade cria laços de confiança e, por consequência, aumenta o engajamento do time e possibilita resultados melhores.
Um bom gestor deve sempre ter cumplicidade com seus colaboradores. Nesse sentido, é importante garantir que a equipe terá todos os recursos necessários para desenvolver o plano, desde a infraestrutura até a matéria-prima.
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