Dentro do mundo coorporativo, existem diversas siglas e abreviações para determinar certos cargos importantes em uma empresa, sendo muitas bem confusas de entender. Porém, elas são de extrema importância para grandes organizações.
É lógico que nem todos esses cargos devem estar presentes dentro de uma empresa. Aliás, a maioria deles só começa a aparecer quando uma empresa toma uma proporção gigante e se torna necessário uma administração mais dividida, mas é interessante, até para empresas de menor porte, entender essas abreviações.
Por isso, com o intuito de ajudá-lo, separamos um material para explicar melhor a diferença entre essas siglas e seus significados. Vamos lá?
Antes de começar, é importante avisar que esses cargos são nada mais que os diretores dos departamentos de uma empresa. Além disso, as siglas vão sempre começar com “C” de “Chief” e terminar com “O” de “Officer“, sendo a única letra alternável a do meio.
Esse é o cargo mais alto da empresa, representando o Diretor Executivo de uma empresa, ou seja, aquele que tem o maior poder de decisão.
O CEO deve ser capaz de negociar e observar atentamente o mercado, além de saber fazer boas parcerias e analisar possíveis tendências, sendo uma peça estratégica fundamental para a empresa.
O COO é o Diretor de Operações de uma empresa. Em empresas maiores, ele é considerado o “braço-direito” do CEO, pois enquanto o CEO olha para o ambiente externo da empresa, o COO garante a produtividade e a gestão de recursos de todo processo interno que a empresa tenha.
Pode-se dizer que o COO é o “CEO de empresas pequenas”, sendo nelas o cargo mais importante existente na organização.
Este cargo é o de Diretor de Finanças. Ou seja, ele é responsável pela parte financeira de uma empresa, apresentando estratégias para que o dinheiro investido tenha um real retorno.
Sendo necessário em empresas maiores, o CFO é necessário por questões de organização e controle, uma vez que o CEO deverá se preocupar com outras coisas na empresa quando esta fica maior.
O CMO é o Diretor de Marketing de uma empresa. Ele é responsável por analisar o mercado e criar estratégias para que a empresa seja reconhecida pelo seu público-alvo.
O CMO deve ter uma grande habilidade comunicativa, pois é ele que se comunicará com outros departamentos para aplicar suas estratégias de marketing, além de muitas vezes ser escolhido para ser o “rosto” da empresa.
Esse cargo é para o Diretor de TI, sendo ele responsável por todos os dados e informações necessárias para a operação da empresa, aplicando tecnologia para a resolução de problemas no negócio.
O CIO garante que haja eficiência nos processos internos, criando políticas de uso de informações e rotinas de análise de performance para identificar problemas e oportunidades.
A responsabilidade de um Diretor de Tecnologia é coordenar toda a operação técnica e manutenção do setor de TI. É ele que deve estar focado em como criar e contratar novas tecnologias.
Além disso, o CTO deve analisar a melhor forma, o melhor momento e o melhor lugar para introduzir determinada tecnologia, com o intuito de reduzir custos e aumentar a eficiência da empresa, deixando o produto final ainda melhor.
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