VOUX | Secullum

Qual a diferença entre um estagiário e um trainee?

Na maioria das vezes, os estudantes de graduação não conseguem ingressar diretamente no mercado de trabalho. Antes disso, é necessário que eles adquirem um certo nível de afinidade com suas rotinas profissionais, colocando em prática os conhecimentos técnicos e teóricos do curso e desenvolvendo habilidades comportamentais, como a pontualidade e a capacidade de trabalhar em equipe.

É justamente por conta disso que existem os estágios e os programas de trainee. Porém, por mais que os dois sejam programas voltados para o aprendizado e a experiência profissional de jovens estudantes e recém-formados, cada um tem suas características bem definidas.

Quer entender melhor quais são as regras e os objetivos de cada um? Então continue acompanhando o post e entenda de uma vez a diferença entre um trainee e um estagiário.

Qual a diferença entre estagiário e trainee?

Estagiário

Um estágio é voltado para estudantes que ainda estão realizando um curso superior, técnico ou o ensino médio, sendo necessário que ele esteja relacionado ao curso que o estudante está cursando.

O principal objetivo do estágio é dar oportunidades a esses estudantes para que eles consigam colocar em prática os conteúdos que estão aprendendo na graduação.

O estágio tem uma regulamentação própria que não segue as regras de contratação normal da CLT, além de que é necessário que haja a aceitação da instituição de ensino do estudante que deseja entrar nesse programa.

O estágio não tem uma duração mínima obrigatória, mas pode ser renovado por no máximo 2 anos. Aliás, pode-se dizer que o estágio têm um ciclo muito bem definido, em que o estagiário chega, exerce suas funções por até dois anos e depois deixa a empresa para que outros estagiários tenham essa oportunidade.

Para se tornar um estagiário, você precisa estar matriculado em algum curso de educação superior, curso técnico ou ensino médio e ter frequência regular. Fora essas condições, não há nenhum limite de idade previsto por lei para se tornar estagiário.

Trainee

Programas de trainee costumam ser bem disputados entre os jovens. Isso porque um programa desse tem foco em preparar o profissional o mais intensamente possível, criando assim um profissional com um alto potencial para assumir cargos de gestão dentro da empresa.

As funções desse profissional podem variar muito de acordo com a empresa ou a área em que ele vai atuar, além de que não é necessário que o programa de trainee esteja relacionado à sua área de formação. Isso porque esse programa é, na verdade, uma vaga prevista pela CLT como qualquer outra, com todos os seus benefícios e obrigações legais. Por conta disso, quem decide o perfil de trainee que quer contratar é a própria empresa contratante.

Outra característica interessante da vaga de trainee é que muitos desses programas oferecem um Job Rotation, ou seja, fazem o trainee passar por diversas áreas ou funções na empresa. acelerando assim o desenvolvimento de seus conhecimentos e suas competências. 

Em geral, para se tornar um trainee de uma empresa, o requisito é estar no último ano da graduação ou ter se formado há no máximo 3 anos. Entretanto, esse critério é apenas um padrão usual observado, e não uma obrigação que as empresas devem seguir.

Além disso, a duração da vaga de trainee é bem variada, podendo chegar de 6 meses a até 3 anos. Afinal, o objetivo da empresa é acelerar o desenvolvimento desses jovens para que eles assumam cargos iniciais de gestão. Por conta disso, é bem normal que os trainees continuem na empresa após o término do programa, desde que consigam entregar o resultado esperado por eles, claro.

Contratações com tecnologia!

Como vimos, existe uma grande diferença entre Trainee e Estagiário, com cada um contendo sua duração, objetivos, público-alvo e outras características.

Porém, a organização desses processos e o recrutamento de possíveis candidatos é igualmente difícil para a organização. Isso porque há muitos pequenos processos manuais que podem estressar e exaurir o seu setor de RH, o que pode acarretar em uma diminuição da produtividade geral da empresa e gerar outros diversos problemas.

Por isso, para ajudar o seu RH, você pode contar com a Voux Softwares. Com um sistema de controle de ponto moderno totalmente prático e seguro, automatize os processos do seu RH e economize tempo e dinheiro para seu negócio, além de diminuir a “dor-de-cabeça” dos profissionais desse setor. 

Ficou curioso? Então clique aqui para conferir todo o nosso catálogo de produtos, peça um orçamento do sistema que mais lhe for conveniente e dê mais um passo em direção ao futuro do trabalho!

Receba Novidades

Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Aviso Importante!

O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.