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People Analytics: como usar dados e indicadores para tornar o RH mais estratégico

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O setor de recursos humanos está cada vez mais empenhado em utilizar todo o potencial do People Analytics para gestão de pessoas, já que essa solução de análise de dados contribui para a tomada de decisão mais ágil, precisa e coerente, contribuindo para a retenção de talentos nas empresas e para a construção de uma trilha de desenvolvimento que faça sentido para os colaboradores.
Pensando nisso, criamos este material para auxiliá-lo na busca facilitar a organização dessas ferramentas de análise de dados para auxiliar na gestão de pessoas da sua empresa.

O que é People Analytics?


Esse método, que atrai a atenção de um número cada vez maior de empresas, consiste em um conjunto de ferramentas para coletar e analisar dados dentro das organizações, incluindo a compilação de informações sobre produtividade, rendimento, satisfação no ambiente de trabalho e bem-estar dos colaboradores.

O principal objetivo é melhorar a gestão de pessoas, mapeando padrões de comportamentos e tendências, para chegar a informações que auxiliam na solução de problemas, uma vez que, através desses dados, os gestores são capazes de tomar decisões de forma muito mais assertiva. Além disso, é possível limitar as escolhas baseadas em percepções pessoais e proporcionando um olhar muito mais amplo e estratégico. Dessa forma, é possível compreender de uma forma mais clara os eventos passados e prever acontecimentos.

Outro benefício do People Analytics é a melhora nos processos de recrutamento e seleção, já que os dados são úteis para determinar o perfil do candidato ideal, realizando contratações acertivas e, com isso, reduzindo o turnover das empresas.

Banco de talentos qualificado
Tenha um time engajado com os propósitos da empresa. Dessa forma é possível reduzir a chance de atritos e ser mais assertivo nas contratações, consequentemente reduzindo a taxa de turnover. A metodologia é muito eficiente para monitorar a diversidade, igualdade e inclusão no quadro de funcionários.

Aprimoramento de ações
Ao realizar a coleta e análise de dados é possível antecipar-se, já que as informações mostram a tendência de comportamento dos colaboradores. Sendo assim, é possível tomar decisões e preparar-se para os impactos que podem acontecer no time.

Bem-estar geral
Através de planos de carreira alinhados com as necessidades da empresa e do colaborador, é possível ter melhorias na estrutura e na formação de equipes com perfis complementares, ajudando a melhorar o clima organizacional como um todo. O People Analytics permite desenvolver um olhar mais amplo para problemas entre os colaboradores que muitas vezes passam despercebidos.

RH mais inovador
Ao dominar os dados, os profissionais de recursos humanos ganham tempo para se dedicar a melhorias de processos, permitindo que a tecnologia se encarregue da parte burocrática e operacional.

Conheça os Pilares


Existem 6 pilares principais para se ter uma visão mais estratégica da análise de pessoas ou People Analytics. Abaixo listamos cada um deles:

  • Cultura organizacional: é gerido através de indicadores de felicidade, satisfação e clima organizacional, com o objetivo de descobrir quais as normas subjacentes da cultura organizacional são importantes para fortalecer o employer branding e os valores da empresa;
  • Lideranças: através de indicadores de comportamento, conduta e resultado dos colaboradores, os profissionais de RH podem desenvolver políticas e treinamentos eficazes, melhorando dessa forma os resultados da empresa, de forma geral;
  • Gestão de talentos: revela quais são os pontos fortes e fracos das ações de desenvolvimento e gestão de talentos, possibilitando também a efetividade nas contratações e plano de carreira. É gerido através de dados de comportamento, desenvolvimento e aprendizado;
  • Planejamento da força de trabalho: para criar estratégias mais sólidas e organizar a força de trabalho de modo consciente, o RH pode analisar indicadores de demografia, habilidades e desempenho individual;
  • Aprendizagem e desenvolvimento: avaliações de desempenho e ter uma cultura de feedbacks são muito importantes para identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria dos colaboradores, visando sempre a evolução. Para chegar nesse resultado, as empresas podem coletar dados de hard skill, soft skill e desenvolvimento individual dos colaboradores.
  • Gestão de desempenho: através da identificação das tendências, atingimento de metas e produtividade das equipes, os líderes podem criar expectativas e objetivos realistas e assertivos de seus times, incentivando-os a irem mais longe.

Através destes indicadores e da aplicação dos pilares de People Analytics dentro da organização, as empresas podem ter um acompanhamento de dados e resultados eficientes e profundos, melhorando a gestão da empresa como um todo.

Descubra qual o nível de análise da sua empresa


Dentro da estratégia de People Analytics existem diferentes tipos de análise ou os chamados níveis de complexidade. Conforme a empresa avança entre estes níveis de estudos, mais profundos e detalhados se tornam os insights, necessitando de mais conhecimento de quem vai analisá-los. É importante conhecer quais são os diferentes tipos para aplicar o que mais se enquadra na necessidade e perfil da sua empresa. Vamos a eles!

Análise Descritiva
Na análise descritiva, o foco é responder à pergunta “o que aconteceu?”, apenas extraindo os dados de eventos passados, de maneira bem simples. É um histórico que não explora uma análise extensiva, com as rações e consequências. Neste nível, o RH deve realizar o levantamento de todos os dados referentes a rotina dos colaboradores, como: níveis de produtividade e desempenho, prazo e qualidade das entregas, turnover, etc.

Análise Diagnóstica
Aqui, o foco é responder à pergunta “por que aconteceu?” e exige a correlação dos dados, acarretando uma análise um pouco mais complexa e, consequentemente, mais conhecimento em comparação ao nível anterior. Neste caso, o resultado das análises pode ser tanto positivo quanto negativo, sendo que entender os contextos será importante para aprofundar os resultados. Levar em consideração a diferença entre os setores é fundamental.

Análise Preditiva
O objetivo desta análise é localizar possíveis tendências com base nos dados levantados nas etapas anteriores, respondendo à pergunta “o que vai acontecer?”. Para isso, normalmente é utilizado Big Data (dados de eventos passados) e conhecimento de tendências. Para conseguir efetivar esta estratégia, é necessário ter uma visão holística da organização, já que os dados isolados permitem uma visão detalhada de um único aspecto, mas, se interligados a outros fatores, é possível expandir esta visão para o todo da organização.

Principais indicadores para gestão de pessoas:


Uma das maiores dificuldades para quem trabalha na área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal é conseguir correlacionar os investimentos na área com os objetivos gerais da organização, que normalmente são relacionados a vendas e lucratividade. Abaixo listamos os diferentes indicadores que os profissionais podem analisar dentro destes dois aspectos:

  • Recrutamento
  • Gestão da aprendizagem
  • Planejamento sucessório
  • Dados demográficos
  • Planos de carreira
  • Talent Development
  • Gestão de produtividade individual
  • Benefícios
  • Offboarding
  • Pesquisas de cultura e clima
  • Viagens
  • Saúde e segurança
  • Mentoria
  • Absenteísmo
  • Turnover

Objetivos de gestão de pessoas

  • Dados de CRM
  • Dados Financeiros
  • Dados de Produtividade
  • Dados de Vendas

Dentro dessas diversas possibilidades, é necessário realizar a identificação das prioridades da organização, quais são os objetivos a serem alcançados? Falaremos mais sobre isso em seguida.

Como implementar o RH Analítico?


O primeiro passo para o profissional de RH, que deseja orientar suas decisões por dados concretos, é aprender a realizar a coleta das informações corretamente. Existem algumas habilidades que o profissional pode desenvolver para auxiliar nesse processo. Tais como: pensamento crítico, organização e visão analítica. Por conta disso, os indicadores não devem se restringir apenas ao olhar sobre as pessoas, eles precisam ser correlacionados ao desempenho da organização. Além disso, o aspecto mais importante é desenvolver as equipes para adquirirem um olhar cada vez mais voltado para dados e tecnologia. Após desenvolver este mindset analítico, será o momento de colocar a estratégia em prática.

  1. Defina os objetivos do time de RH
    Definir de forma clara e precisa todos os objetivos organizacionais que se quer alcançar através das estratégias de recursos humanos é o primeiro passo para a implementação do People Analytics. Estes objetivos devem estar alinhados com a missão e visão da empresa para desta forma garantir o êxito da implementação.
  2. Indique as necessidades dos colaboradores
    Após definidos os objetivos da empresa, é necessário identificar as necessidades dos colaboradores e determinar quais fatores os motivam, quais benefícios eles mais valorizam e quais desafios enfrentam no seu dia a dia. Dessa forma, é necessário analisar os fatores com maior volume de demandas como, por exemplo, a flexibilidade de trabalho, as oportunidades de desenvolvimento de carreira ou a capacitação de novas tecnologias. É possível identificar estes dados através de pesquisas, entrevistas ou análise de dados históricos.
  3. Defina as métricas e indicadores
    Nesta etapa, será necessário definir os indicadores chave de rendimento e as métricas relevantes para validar a efetividade da implementação das estratégias. Por exemplo, se o objetivo da empresa é reduzir a taxa de rotatividade, pode-se definir indicadores de retenção de talentos através de métricas de satisfação laboral, validando assim a efetividade da estratégia.
  4. Correlacione os dados
    Após ter os dados e as métricas em mãos, será a hora de relacionar os elementos diferentes para obter uma análise mais completa. Através dessa correlação de dados, é possível identificar quando o “movimento” de determinada variável influência nas outras.
  5. Indique as necessidades dos colaboradores
    Através de dados suficientes e de qualidade, aplicados em uma abordagem correta, é possível elaborar equações matemáticas que darão uma probabilidade de os eventos acontecerem com base em entrada de dados básicas. Isso é muito útil para agir de modo assertivo na gestão de pessoas e crescimento da empresa através do RH. Uma métrica nunca é uma informação isolada. É um conjunto através do qual você pode identificar o futuro e propor ações não apenas paliativas, mas sim preventivas.

A importância de People Analytics para a gestão de pessoas


Um estudo realizado pela Visier, que é uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares de planejamento, indica que há três grandes aspectos positivos que as organizações podem perceber ao implementar o People Analytics: a economia de custos com tecnologia e mão de obra; o aumento da produtividade e efetividade do RH; e por fim, o aumento da receita e margens de lucro da empresa. A seguir listamos as vantagens de implementar o People Analytics na sua empresa:

Identificação de padrões e tendências: a partir da coleta de dados dos funcionários, as empresas podem identificar padrões e tendências que serão úteis para tomar decisões de forma objetiva e consciente. Dessa forma é possível criar programas de capacitação e desenvolvimento que contribuam de forma efetiva para alcançar os objetivos da empresa, além de identificar problemas e oportunidades que poderiam passar despercebidos.

Melhora na tomada de decisão: ter mais informações, sendo elas coletadas de forma objetiva, auxilia a tomar decisões que não sejam embasadas em pressupostos e opiniões pessoais, melhorando a precisão e eficácia das decisões.

Melhora da produtividade: a análise de dados de recursos humanos pode ajudar a empresa a identificar habilidades e talentos específicos nas equipes, o que auxilia na construção dos planos de carreira, focando em melhorar o rendimento e a capacidade, proporcionando um ambiente organizacional mais produtivo e eficiente.

Melhora na satisfação laboral: detectar problemas e necessidades específicas do perfil laboral da organização permite adotar medidas preventivas, que melhoram a experiência dos empregados. Além disso, é possível aumentar a satisfação dos colaboradores e o seu nível de compromisso e sentimento de pertencimento com a empresa.

Redução da rotatividade de pessoas: é importante conhecer os padrões de rotatividade. Através desta taxa é possível identificar as razões das pessoas decidirem pelo seu desligamento, como por exemplo, pela insatisfação com o salário ou falta de oportunidade de crescimento dentro da organização. Além disso, essa análise permitirá identificar as causas subjacentes da rotatividade de pessoas e tomar medidas preventivas para reter os colaboradores valiosos.

Redução de custos: o uso de dados e análises permite reduzir o tempo para tomada de decisões e identifica gargalos, antes que se transformem em problemas financeiros para a organização. Isto permite: empregar o tempo em outras tarefas, reduzir os custos de contratação e a retenção de empregados, evitar decisões custosas baseadas em intuições, detectar áreas onde se pode realizar melhorias da eficiência da força laboral.

Ou seja, a implementação de People Analytics nas empresas pode proporcionar uma grande quantidade de benefícios para a gestão de recursos humanos. Ao compilar e analisar os dados sobre os funcionários, as organizações podem tomar decisões bem-informadas e precisas, permitindo melhorar a produtividade, a satisfação dos colaboradores e reduzir os custos.

E você pode contar com ferramentas de gestão que automatizem e simplifiquem o seu dia a dia. Dessa forma, você tem muito mais tempo para focar em ações mais estratégicas dentro da sua organização.

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