VOUX | Secullum

Dicas de como ser mais criativo no trabalho

A criatividade é uma habilidade indispensável para profissionais de todas as áreas de atuação. Logo, adquirir e aperfeiçoar a criatividade é uma busca que você deve fazer diariamente. Afinal, toda empresa precisa de colaboradores que consigam enxergar o que quase ninguém vê, se tornando uma habilidade muito relevante.

Além disso, essa relevância toda se dá porque todas as profissões são cercadas por situações que demandam forças criativas para serem contornadas. Logo, o profissional mais criativo é aquele que consegue analisar a situação com perspectivas diferentes do comum e, consequentemente, ser o visionário em tempos de crise.

Mas antes de tudo, é importante ficar bem claro: o conceito de criatividade vai além de desenvolver ideias inimagináveis. Ou seja, a mente inventiva é aquela que consegue fazer conexões e encontrar soluções que sejam tão eficientes, quanto executáveis.

Mas como desenvolver a criatividade?

Primeiramente, é preciso saber que a construção de uma mente criativa é um processo gradual. No entanto, há várias maneiras de se tornar mais criativo.

Dito isso, confira a seguir algumas dicas para você aumentar sua criatividade no trabalho e, consequentemente, se tornar um profissional mais valorizado e produtivo:

Não se cobre tanto

Se pressionar não te ajudará a ser mais criativo no trabalho. Portanto, não se cobre a ponto de todo dia querer ser o profissional que mudará os rumos do seu campo de atuação. Basicamente, evite descartar ideias precipitadamente.

Se uma ideia aparentemente incompleta e imatura brotar em sua mente, procure desenvolvê-la. Nesse sentido, converse com seus colegas e faça pesquisas que possam te ajudar a amadurecê-la. Além disso, apresente-a para quem toma a decisão final sobre a implementação e ouça a opinião dela sobre a ideia.

Faça anotações

Esse é um boa prática realizada por diversos profissionais que fazem da criatividade uma ferramenta de trabalho. Escritores, jornalistas e designers, por exemplo, andam sempre com um caderninho para anotações. Na visão dos mais leigos, fazer anotações pode parecer um gesto bobo e indiferente. Mas a realidade, no entanto, é diferente.

As melhores ideias normalmente aparecem durante caminhadas, no meio de uma conversa e entre outras atividades diversas. Porém, as chances de uma boa ideia ser esquecida é grande. Por isso, um bloquinho de notas, um caderninho ou até mesmo um aplicativo no celular pode ser grandes aliados na hora de lembrar de possibilidades criativas.

Tenha a mente aberta à novidades

Esteja pronto para conhecer novas ferramentas de trabalho e procure dar abertura para novos métodos e processos no trabalho. Aliás, novas tecnologias sempre vem, cabe a você escolher se vai tentar se adaptar ou manter um pensamento antigo e retrógrado.

Além disso, reveja seus conceitos profissionais e busque sempre maneiras de fazer com que novidades se tornem, naturalmente, em impulsos criativos.

Antes de tudo, compreenda bem o problema

Por fim, lembre-se de nunca perder tempo tentando resolver algo que você ainda nem sabe o que é. Ser aquela pessoa ansiosa que busca mil soluções sem antes ver o problema em si é muito prejudicial.

Por conta disso, mantenha a calma em situações assim e evite gastar tempo e energia desenhando respostas inovadoras. Assim, sua criatividade terá espaço para encontrar soluções melhores. Além disso, desenvolva melhor seu equilíbrio emocional, para assim poder encarar e descobrir qual problema precisa realmente ser resolvido.

Receba Novidades

Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Aviso Importante!

O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.