Sendo um termo bastante associado à produtividade, a gestão do tempo é prioridade no meio corporativo. Basicamente, gerenciar o tempo no trabalho é o processo de planejar e organizar a o tempo entre as atividades específicas que se precisa executar durante um curto ou longo período.
Quando bem realizada, essa administração possibilita uma maior produção em menos tempo, mesmo quando o prazo é pouco ou quando se trabalha sob pressão. Entre os benefícios de gerir o tempo com inteligência, estão como exemplos a diminuição do estresse, o aumento da produtividade, aumento do tempo livre, melhoria na reputação da empresa, entre outros.
Por conta de sua importância, este post trará algumas dicas para se gerenciar o tempo no trabalho de forma inteligente e otimizada.
Automatizar é a melhor forma de economizar tempo em tarefas simples. Por exemplo, caso esteja respondendo a muitos e-mails por dia, crie um modelo que seja rapidamente editável. Não há necessidade de começar a escrever tudo do zero sempre que for responder clientes ou colegas.
Uma outra ideia é usar os recursos de respostas automáticas disponíveis em aplicativos de mensagem e nas redes sociais para agilizar conversas em meios digitais. Além disso, caso o diálogo seja feito por telefone, procure ser objetivo, abordando assuntos de forma mais direta.
Existem vários maus hábitos que atrapalham a rotina e nos custam um tempo precioso. Por isso, é importante evitar perdas de tempo desnecessárias.
Evite a procrastinação. Adiar a execução de uma atividade que não gostamos pode virar um hábito, prejudicando o trabalho. Tenha prazos bem definidos para cada uma de suas tarefas.
Além disso, evite distrações diversas, principalmente as que envolvem internet. Caso não consiga se controlar, experimente desligar o Wi-Fi (caso a tarefa não dependa da internet). Se o celular te distrair muito, pode guardá-lo em alguma gaveta ou lugar mais longe para evitar checadas desnecessárias.
Caso tenha dificuldades em realizar certa tarefa, não tenha vergonha de pedir ajuda aos colegas. Tentar resolver as coisas sozinho pode não acabar bem.
Lembre-se: resolver tudo sozinho não é prova de eficiência. Isso só mostra que falta cooperatividade na equipe, o que é um mal sinal para a performance geral.
Trabalhar de forma ininterrupta não é bom para o corpo e nem para a mente. Para se manter saudável e concentrado, é indispensável fazer algumas pausas de 5 ou 10 minutos a cada hora. Esses pequenos intervalos durante a jornada de trabalho são fundamentais para refrescar as ideias e melhorar o seu desempenho.
Tente aproveitar esse tempo para andar um pouco, beber água, conversar com os colegas, entre outras coisas. Caso você fique de pé a maior parte de sua jornada, aproveite essas pausas para sentar e relaxar as pernas.
Um ambiente desorganizado só torna os pensamentos mais dispersos e dão brechas para a perda de tempo. Tente criar hábitos para sempre deixá-lo organizado.
Dentre algumas dicas, tente deixar uma lixeira ao lado de seu escritório e esvazie-a periodicamente. Uma boa ideia também, é organizar documentos e papéis diversos de forma prática, seja esses arquivos digitais ou físicos. Aos poucos, conseguirá criar uma rotina mais organizada e limpa, facilitando a concentração e a eficiência durante o trabalho.
Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.
O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.