Você está sempre com certo receio de fazer certas coisas em público? Tem uma grande dificuldade de socializar com outras pessoas? Gosta de ser mais discreto de maneira geral? Caso tenha se identificado com essas perguntas, provavelmente você é uma pessoa introvertida.
Pessoas introvertidas normalmente acabam descobrindo que são, de fato, introvertidas depois da adolescência ou durante a mesma. Vale ressaltar que não há nenhum problema nisso, pois, trata-se de uma característica da sua personalidade, a não ser que o seu nível de introversão prejudique o seu bem-estar.
Para muitas pessoas que se identificam como introvertidas, ingressar no mercado de trabalho pode ser um grande desafio. Pensando nisso, citaremos nesse blog algumas das melhores profissões para alguém introvertido, além de entender melhor como identificar uma pessoa com essa personalidade.
Como introvertidos tendem a serem mais contemplativos, eles tendem a ter mais facilidade em serem criativas, possuindo uma boa cabeça para inventar e planejar coisas.
Além disso, vale lembrar que a maior parte do tempo essas pessoas trabalham sozinhos, principalmente se a pessoa for autônoma. Ás vezes, é preciso apenas consultar clientes ou outros membros de uma equipe de produção para dar continuidade ao trabalho, mas nada tão grande assim.
Tradutores convertem um material escrito de um idioma para outro. Eles geralmente trabalham sozinhos, normalmente usando um computador para receber e enviar documentos.
Além disso, o estudo de línguas estrangeiras e o desenvolvimento de um trabalho com elas exige bastante silêncio e atenção, algo que pode ser mais satisfatório para um introvertido.
Em geral, a área de Tecnologia da Informação tende a ser bem atrativa para pessoas introvertidas.
Isso porque programadores e desenvolvedores de sistemas diversos devem apenas se preocupar em criar códigos que fazem computadores e aplicativos funcionarem, sendo que este trabalho tende a ser feito na maioria das vezes de forma isolada.
Porém, é lógico que pode ser necessário a colaboração com outros membros de uma equipe específica de TI também, mas nada que custe muito tempo do trabalho.
Um arquivista preserva documentos e registros historicamente importantes ou potencialmente valiosos para governos, museus, instituições de ensino e empresas. É um trabalho que envolve catalogar, escrever descrições e preparar materiais para que eles possam ser acessados facilmente, sempre que necessário.
Por conta disso, o trabalho de um arquivista tende a ser bem independente, com poucas interações com outras pessoas.
Um arqueólogo estuda evidências de civilizações passadas, o que faz com que ele passe muito tempo explorando ruínas, coletando e examinando artefatos e escrevendo os resultados de suas descobertas, o que pode ser bem relaxante para alguém introvertido.
É importante lembrar mais uma vez que a colaboração em equipe é muitas vezes necessária. Porém, em atividades do dia a dia, esses profissionais não requerem uma quantidade grande de tempo para gastar na interação com outras pessoas.
Por fim, é necessário salientar que seja você introvertido ou extrovertido, você pode fazer qualquer trabalho que você bem entender. A ideia aqui foi apenas citar algumas profissões que podem deixar alguém introvertido mais relaxado e produtivo de acordo com essa característica.
Além disso, é necessário relembrar que ser introvertido não é um problema a ser superado com terapia e outros tratamentos. A introversão é uma característica que deve ser respeitada e, como foi visto, pode até mesmo ser aproveitada na carreira profissional!!
Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.
O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.