Atualmente, a gestão de ponto eletrônico normalmente é realizada com o auxílio de aplicativos, que servem para substituir as planilhas e anotações manuais. Dessa forma, basta que o colaborador faça seus registros e os dados serão cadastrados automaticamente, ficando salvos na nuvem e disponíveis para conferência em tempo real, o que ajuda bastante o setor de Recursos Humanos.
Com o uso dessa e de outras tecnologia, é possível garantir mais segurança e praticidade para as informações, com os gestores passando a ter todos os dados e informações de seus funcionários na palma da mão.
Pensando na importância da tecnologia e como ela é essencial para o sucesso de um negócio, citaremos a seguir as principais tecnologias empregadas na gestão de ponto eletrônico online e suas vantagens para uma empresa.
A “Internet das Coisas”, ou Tecnologia IoT (“Internet of Things”) é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet.
Esse conceito existe há tempos, mas só começou a ganhar mais força ao longo da década de 2020. Atualmente, já existem diversos aparelhos capazes de se conectar à internet, algo que também pode ser adotado no RH.
Por meio dessa tecnologia, a integração em tempo real entre hardware e software permite que os trabalhadores tenham respostas mais rápidas às questões que envolvem o trabalho. Com essa informação em tempo real, o RH consegue tomar decisões de forma mais rápida e segura.
O uso de sistema em nuvem tem sido algo cada vez mais usado na vida e no trabalho. Eles armazenam informações em servidores oferecidos por empresas que lidam com alta tecnologia.
Com o sistema em nuvem, as pequenas empresas conseguem se equiparar às grandes. Afinal, ela permite o uso da mesma infraestrutura de soluções, o que pode deixar sua empresa mais competitiva.
Além disso, o sistema em nuvem oferece diversas outras vantagens, como uma maior flexibilidade dos investimentos e a gestão de pessoas de qualquer lugar e a qualquer hora.
Todos os dias, os profissionais de Recursos Humanos são responsáveis por uma série de atividades que tomam bastante tempo de suas rotinas. Entretanto, a descentralização do RH por meio de softwares inteligentes é uma maneira de contornar esse problema, tornando os líderes de cada setor mais interativos e responsáveis pelos seus respectivos times.
Assim, com as lideranças passando a contar com informações mais precisas e com mais rapidez em mãos, o contato e a demanda do RH torna-se menor. Afinal, esses gestores deixam de ser tão dependentes e passam a ser mais autônomos, algo excelente para melhorar o desempenho de um negócio.
Por fim, o ponto eletrônico é capaz de fornecer relatórios ideais para um RH estratégico, integrando as políticas do setor aos objetivos gerais do negócio.
Com esses relatórios proporcionados pelo registro de ponto é possível entender o que precisa ser feito. Aliás, as informações se tornam bem mais seguras em relação às anotações feitas à mão.
Com isso, os profissionais conseguem identificar e prever situações problemáticas antes que elas aconteçam, facilitando a tomada de decisões e o planejamento estratégico da equipe.
Avaliar a tecnologia presente em um sistema de ponto eletrônico é importante, uma vez que esse investimento fará total diferença no desempenho geral do seu negócio.
Porém, é difícil encontrar um sistema que tenha todas essas tecnologias e benefícios listados e que ainda tenha um preço atraente. Mas quando se fala nisso, a Voux Softwares se destaca.
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