Realizar o controle da jornada de trabalho dos colaboradores é uma tarefa fundamental para garantir que a empresa esteja cumprindo com os direitos de cada funcionário. Se realizada corretamente, essa prática garante que a empresa não tenha gastos excessivos com horas extras ou processos trabalhistas, por exemplo.
Porém, mesmo com a grande necessidade de tecnologia e conectividade do comércio atual, ainda existem algumas empresas que possuem receio em adotar controles de ponto modernos, principalmente por estarem ainda habituadas ao livro ponto.
O livro ponto nada mais é do que o registro manual do ponto dos funcionários feitos em uma caderneta específica para isso. Porém, será que essa prática vale a pena?
Caso tenha se interessado, continue lendo para entender melhor sobre o livro ponto e os grandes problemas que ele pode trazer para uma empresa.
O livro ponto necessita de muito mais atenção do profissional para se preencher de forma precisa o horário de início e de encerramento da jornada de trabalho. Isso sem falar que o processo em si é muito lento.
Além disso, existem algumas situações em que o funcionário não se encontra presente fisicamente na empresa, o que o impede de conseguir fazer o registro. Assim, torna-se impossível depois lembrar todos os horários exatos e a duração da jornada. Alguns podem até fazer o registro depois, mas não trarão horários precisos.
Por isso, adotar um ponto eletrônico no celular é a melhor maneira de contornar esse problema. Desse modo, a gestão passa a ser muito mais assertiva e os profissionais de RH conseguem avaliar facilmente os números em tempo real.
O livro ponto é o método mais suscetível a falhas e erros. Como pode ser preenchido a qualquer momento e por qualquer um, o registro se torna vulnerável, pois pode ser modificado ou rasurado.
Assim, em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, as empresas não podem mais depender de uma solução arcaica como esta. O livro ponto foi útil há algumas décadas, mas hoje em dia, ele está ultrapassado e existem formas muito melhores de fazer a gestão do ponto.
Como a marcação de ponto serve para comprovar o horário em que o trabalhador esteve à disposição da empresa, não é preciso dizer que, por ser um método com alta probabilidade de falhas, o risco de processos trabalhistas são muito maiores para a empresa.
E não é só isso. Caso a organização sofra de fato uma ação desse tipo, prepare-se para um processo bem demorado. Isso porque, como a análise dos registros é muito lenta, o andamento do processo fica bastante dificultado, precisando-se de muito tempo para se concluir.
Por fim, falando em gasto de tempo, o livro ponto é, sem dúvida, o método de registro de ponto que mais demanda tempo do RH. Imagine somar manualmente as horas trabalhadas de cada colaborador da empresa, para só então fazer o fechamento da folha de pagamento. Isso sem falar no cálculo das horas extras.
Porém, com um bom software de gestão de ponto eletrônico, todos esses problemas e preocupações podem ser contornadas.
Como foi visto, o livro ponto tem diversas desvantagens e praticamente nenhum benefício.
Por outro lado, a tecnologia atual proporciona mais eficiência e praticidade à gestão do ponto. E é aqui que a Voux Softwares entra.
Com um sistema que respeita todas as normas trabalhistas e conta com diversos benefícios para o seu negócio, a Voux Softwares conta com o mais moderno e intuitivo REP-P do mercado.
Quer saber mais sobre? Veja aqui algumas das nossas soluções de gestão de ponto e escolha a que melhor se encaixa no seu negócio!
Inscreva-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.
O nosso chat de atendimento está passando por uma atualização e voltará a funcionar em alguns minutos.