Melhorar o desempenho da equipe e, consequentemente, da empresa, é certamente o principal objetivo de todos os gestores. Para isso, entretanto, é preciso executar um planejamento bem estruturado e colocá-lo em prática.
Desse modo, identificar os principais problemas da empresa e reconhecer as virtudes que a equipe apresenta é o primeiro passo para melhorar o desempenho. No entanto, além de fazer o reconhecimento dos problemas e qualidades, é necessário repassar esta avaliação aos colaboradores.
A importância do feedback é justamente aprimorar as técnicas de cada profissional, mostrando a eles o melhor caminho a ser seguido. Mas o feedback não deve ser feito apenas de críticas.
Reconhecer o esforço dos profissionais e dar respaldo para seguir é fundamental para que estes ganhem confiança no trabalho. Além de aperfeiçoar o rendimento, essa ação também contribui para que o gestor ganhe mais confiança dos seus colaboradores.
Por isso, iremos abordar neste artigo sobre a importância do feedback e como os gestores podem fazer esse movimento de forma eficaz e transparente.
QUAL O MELHOR MOMENTO PARA DAR FEEDBACK
Tão importante quanto dar o feedback aos colaboradores é saber quais são os momentos mais apropriados para isso. Seja num retorno positivo ou negativo, é preciso ter embasamento, mostrar os motivos para aquela avaliação.
No caso de um feedback positivo, é essencial que este seja feito de forma imediata à ação que o justifica. Essa ação mostra que o gestor está atento não somente aos erros, mas está principalmente focado nos acertos da equipe.
Além disso, é interessante que o respaldo seja dado de forma pública, mostrando prestigio junto à equipe e valorizando o profissional.
Entretanto, o feedback negativo acontece de forma diferente. Ao repreender o colaborador junto aos demais colegas, você estará desmoralizando ele e tornando a experiência ainda pior. Sendo assim, o mais adequado é que a avaliação corretiva ou negativa seja feita em particular, na sala de reuniões, por exemplo.
Através da percepção de líder, o gestor deve observar qual está sendo a reação do profissional durante o trabalho. Percebendo falta de confiança ou piora no desempenho, o melhor é chamá-lo para conversar.
Com isso, além de preservar a imagem do profissional, a conversa será mais próspera, com o gestor embasando as melhorias que devem ser feitas e mostrando alternativas para contornar os problemas.
Além disso, vale ressaltar que mesmo no feedback negativo, é importante destacar os bons valores da equipe, a fim de mostrar que estes são capazes de executar as tarefas da melhor forma.
IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK NO PROCESSO SELETIVO
Muito se fala sobre a importância do feedback para a relação entre gestores e colaboradores. No entanto, dar retorno sobre a experiência também é fundamental no processo seletivo.
É natural que bons candidatos fiquem no meio do caminho e não sejam contratados. Afinal, há muitos trabalhadores qualificados em busca de oportunidades no mercado. Mas deixá-los sem respostas sobre os motivos da não contratação pode soar antiético e prejudicar a imagem da empresa.
Dessa forma, é essencial que o recrutador forneça aos candidatos o feedback sobre o processo seletivo. Nesta resposta, o primeiro ponto a se destacar são as qualidades do candidato e reconhecer o seu potencial de carreira.
Em seguida, busque demonstrar alguns dos motivos pelos quais ele não foi contratado. Além de demonstrar transparência da empresa no processo seletivo, isso ajudará o profissional a ter melhor desempenho em outros processos seletivos.
Por fim, deixe as portas da empresa abertas para novas oportunidades. Mesmo que o candidato não atenda o perfil da empresa, nada o impede de desenvolver melhor suas características e se tornar um quadro interessante.
FEEDBACK PARA DESLIGAMENTO DE COLABORADORES
Da mesma forma que contratar novos colaboradores é essencial, há momentos em que a empresa precisa fazer o desligamento de profissionais ou estes pedem as contas.
O pedido de rescisão pode ter uma série de motivos, desde crise financeira, novas propostas de emprego, mudanças, desempenho abaixo do esperado, dentre outros. Dessa forma, é preciso executar o feedback também na entrevista de desligamento dos funcionários.
Nessa entrevista, é válido fazer uma pequena retrospectiva sobre os pontos positivos e negativos da passagem pela empresa. Mostrar como o colaborador evoluiu nas suas tarefas é uma forma de valorizar a parceria até então.
Porém, é imprescindível apontar os pontos negativos, principalmente em casos de demissão. Sempre de forma cortês, mas destacando o que levou a empresa a tomar esta decisão. Com isso, o gestor está oferecendo uma oportunidade daquele profissional reavaliar sua vida profissional e buscar formas de melhorar.
O QUE NÃO FAZER DURANTE O FEEDBACK
Da mesma forma que existem dicas sobre como conduzir a aplicação do feedback, é preciso evitar alguns vícios e falhas aos seus funcionários. Além disso, há também o que não deve ser feito em momentos assim.
O feedback é uma via de mão dupla. Sendo assim, os profissionais também possuem críticas e sugestões para apresentar a empresa. Desse modo, o gestor precisa estar disposto a ouvir estes relatos e considerá-los, mesmo que as considere injustas naquele cenário.
A partir destes apontamentos feitos pelos colaboradores, a empresa deve identificar possíveis melhorias na relação e melhorar as condições de trabalho.
Observar as metas de desempenho da equipe é fundamental. Cobrar resultados que não estavam previstos, ou até mesmo se exceder nos elogios, pode comprometer os resultados do feedback e o desempenho futuro.
Além disso, a linguagem é fator decisivo no diálogo. Usar palavras agressivas, se prolongar no discurso ou ser vago na abordagem demonstram a fragilidade do feedback. Generalizar atitudes ou problemas pontuais também deve ser evitado, pois demonstra excesso nas críticas e tira a eficácia deste processo.
AVALIANDO A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK ATRAVÉS DO SECULLUM PONTO
Conforme mencionamos ao longo do artigo, o feedback precisa estar embasado em dados e informações precisas para ter o impacto esperado.
Dessa forma, o uso de ferramentas com indicadores dos funcionários é fundamental. Nesse sentido, o Secullum Ponto Web é um serviço totalmente eficaz no controle de dados funcionários.
Além de fazer o registro de ponto, marcando os horários de entrada e saída, o software ainda faz apontamentos referentes a participação do colaborador na empresa. Dados como justificativas, atestados, horários de trabalho e geolocalização, para trabalho remoto, ajudam a identificar possíveis problemas ou reconhecer a boa atuação do profissional.